Dr. Ricardo

Nome Completo:   Ricardo Augusto Vieira Chaves

Partido:   PPS

Data de Nascimento:   4 de Abril de 1971

Telefone:  

E-mail:  

Número do Gabinete:  

Fax:  

Biografia:  

RICARDO AUGUSTO VIEIRA CHAVES nasceu em Caxias(MA), filho de José Vieira Chaves(bancário/auditor do BASA) e Maria Ester Ferro Chaves(Professora). É casado com Alessandra Monteiro Chaves, graduada em Letras/Inglês e Direito), com quem tem três filhos.

Foi aprovado em inúmeros concursos públicos, entre eles Escola Preparatória de Cadetes AR, Academia Militar das Agulhas Negras, Primeiro lugar em Ginecologia/Obstetrícia na Fundação Hospitalar do Distrito Federal(2000). Foi aprovado no Vestibular para Ciências da Computação da UFMA.

Durante suas férias escolares no Ensino Médio do Colégio Maranhense Irmãos Maristas, ajudava o pai na sorveteria BIG BOM em Caxias(estabelecimento de seu pai após a aposentadoria).

Desde criança já demonstrava uma postura firme e decidida, que ficou ainda mais acentuada na sua juventude, quando resolveu, por vocação, fazer o vestibular para Medicina pela UFMA – Universidade Federal do Maranhão, em 1997. E a vitória compensou as prolongadas horas de estudo, vencidas pelo firme propósito de se tornar um bom médico.

Enfrentou todos os desafios da Graduação, elevando o ânimo e persistindo em cada dificuldade. Foi então trilhando esse caminho com firmeza, competência e muita dedicação, que realizou Residência Médica no Hospital Universitário de Brasília –HUB, tendo concluído em 2001. O juramento de Hipócrates, que fez no dia da formatura, foi sempre, diuturnamente, a sua ferramenta de trabalho em prol do ser humano.

Também trabalhou como Escriturário do Banco do Brasil, seu primeiro emprego, quando, durante o ano de 1992 /1993 trancou o Curso de Medicina por dificuldades financeiras.

Trabalhou ainda como Técnico em Arquivo(Concurso Público) na UFMA.

Foi responsável pelo Serviço de Alto Risco em Obstetrícia na Maternidade Sinhá Castelo (Caxias-MA), no período de 2001 a 2008.

Exerceu o cargo de Obstetra no Hospital das Clínicas de Coroatá-MA, Posto de Saúde Castelo Branco, Volta Redonda e Fazendinha(Caxias-MA), Posto da Trisidela em Codó.

Foi também o primeiro médico do Posto de Saúde Daniel Guanabara(Coelho Neto-MA), fazendo parte da história desse Bairro.

Aprovado em primeiro lugar no Concurso Público de Perito Médico do INSS para Coelho Neto, onde trabalhou no período de 2006 a 2012.

Atualmente também é médico legista da Polícia Civil do Maranhão.

Em seu primeiro mandato de Vereador, eleito com 704 votos pelo PPS, sabe da importância das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e humanizado e se mantém comprometido com suas promessas de campanha ao acesso à saúde e ao progresso do Município de Coelho Neto.  

É Presidente da Comissão de Obras, Educação, Saúde e Assistência da Câmara Municipal de Coelho Neto(Biênio 2017/2018).

Foi eleito 2º Vice-Presidente da Câmara Municipal na Sessão Solene do dia 1º de janeiro de 2017(Biênio 2017/2018).