Rafael Cruz

Nome Completo:   Rafael Oliveira Cruz

Partido:   PMDB

Data de Nascimento:   26 de Julho de 1990

Telefone:  

E-mail:  

Número do Gabinete:  

Fax:  

Biografia:  

Rafael Oliveira Cruz, conhecido somente como Rafael Cruz, nasceu aos 26 dias do mês de julho do ano de 1990, na cidade de Coelho Neto - MA. Filho de Antonio de Sousa Cruz, ex-vereador, ex-prefeito de Coelho Neto, e de Pastora Oliveira Cruz, professora da rede estadual de ensino. Tem dois irmãos: Bruno Cruz e Ana Luiza Cruz. Também é pai de dois filhos (João Davi e Danilo José). Iniciou seus estudos na Escola Chapeuzinho Vermelho, transferindo-se depois para a Escola Maria Regueira dos Santos, onde estudou até a 3ª série do Ensino Fundamental.

Em 2001 foi morar em Teresina com seu irmão Bruno Oliveira Cruz, que é 6 anos mais velho. Desde então teve que aprender a se virar muito cedo, pois os pais moravam em Coelho Neto, onde trabalhavam para mantê-lo em boas escolas e tentar garantir-lhe um futuro melhor. Essa experiência lhe ensinou a ter autonomia pessoal e a ser um jovem determinado e destemido diante das dificuldades.

Rafael estudou na capital do Piauí até terminar o Ensino Médio em 2008, não dando, assim, continuidade aos estudos, pois tinha que voltar para Coelho Neto, a fim de trabalhar e buscar melhorar de vida, retornando a Teresina apenas no ano de 2015, quando resolveu iniciar sua vida acadêmica no curso de Direito.

A primeira forma de trabalho que Rafael encontrou no retorno para Coelho Neto foi numa caçamba de seu pai, prestando serviço na empresa ITAJUBARA. Daí começou a se sustentar como motorista por quase um ano.

Desde muito novo sempre demonstrou o afã de lutar por um trabalho digno e assim, ganhar a vida com seu próprio suor. Findado o contrato com a empresa Itajubara, Rafael se viu mais uma vez sem ter como trabalhar. Foi quando seu irmão, Bruno, lhe propôs sociedade numa distribuidora de bebidas. Para poder investir nesse novo negócio vendeu a caçamba, começando então uma vida empresarial. Como sempre muito participativo tinha o papel de vendedor, entregador e cobrador da empresa, dividindo tarefas com o irmão mais velho. Nesse período, Rafael fez muitas amizades por toda a cidade, coisa rara por ter morado muitos anos em Teresina.

Desde muito novo não teve uma infância regada a brincadeiras com colegas e amigos. Sua maior diversão era acompanhar o pai nas caminhadas políticas e reuniões partidárias. Assim, já se delineava nesse decidido e aguerrido jovem uma aptidão especial para a política, o que se confirmou quando pediu ajuda ao pai para que pudesse se candidatar ao cargo de vereador na cidade vizinha de Duque Bacelar. Mas foi aconselhado a desistir, mesmo com a candidatura registrada, para que futuramente viesse a ser candidato em Coelho Neto, terra onde nasceu. 

Em meio a tudo isso Rafael nunca se afastou da política, sua maior motivação, como ele mesmo diz. A prova contundente foi sua participação ativa no processo político das eleições de 2010 para deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente. Nessa época, com apenas 20 anos de idade atuou coordenador de campanha no comitê montado pelo seu pai Cruz, que sempre se destacou como um dos maiores líderes políticos de Coelho Neto.

Respaldado nos conselhos do pai, no intuito primeiro de lutar pela melhoria da qualidade de vida de sua gente, realizou o sonho de se candidatar a Vereador nas eleições de 2012. Com o apoio da maioria dos familiares e amigos, numa campanha difícil, sem recursos, amparado pela vontade popular, faltando dois meses para completar seus 22 anos, Rafael Cruz foi eleito, no dia 05 de outubro, pelo Partido Progressista (PP), com 450 votos, o vereador mais jovem da história de Coelho Neto, iniciando assim, uma nova fase da sua vida, e finalmente fazendo o que realmente sempre sonhou.

De atuação parlamentar sempre muito ativa, presente nas comunidades, Rafael vai cumprindo, na íntegra, seu dever de representante popular, buscando a cada dia o melhor para a sociedade. É bastante presente em seu gabinete e nas sessões, estando, portanto, sempre a par das situações mais difíceis, para que possa resolvê-las in loco, com a brevidade necessária, junto aos órgãos competentes.

Após dois anos de mandato, Rafael conquistou a confiança do povo e do seu grupo político. Assim, no ano de 2015, conquistou a vaga de 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara, cargo de extrema confiança do Poder Legislativo.  Foi Vice-Presidente da Comissão de Obras, Educação, Saúde e Assistência da Câmara Municipal nos biênios 2011/2012 e 2013/2014.

Passou a integrar o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) no ano de 2016, contando sempre com o apoio da companheira Lilyan Naryele, do pai, que coordena seus trabalhos,  dos demais membros da família, dos seus aliados, recebendo de todos o suporte necessário para cumprir sua trajetória de homem público, sério e compromissado com a justiça social. Conta, notadamente, com o povo, que lhe deu a oportunidade de ocupar uma cadeira no Legislativo Municipal e de quem recebe a cada dia o estímulo necessário para construir uma nova candidatura para as eleições deste ano de 2016.