Osmar Aguiar

Nome Completo:   Osmar Aguiar Ferreira

Partido:   PT

Data de Nascimento:   23 de Abril de 1975

Telefone:  

E-mail:  

Número do Gabinete:  

Fax:  

Biografia:  

Nascido em Duque Bacelar em 1975 e cidadão coelhonetense desde 1980, quando veio com sua família atrás de melhores condições de vida, Osmar Aguiar, jovem comprometido com os ideais democráticos, participou do Movimento Estudantil no Centro Cívico da Escola Municipal Benedito Duarte em 1993 e no Grêmio Estudantil do Centro de Ensino José Sarney em 1996, representando dignamente os alunos seus companheiros.

Começou a ajudar a família no ganha-pão diário aos 11 anos de idade, com a venda de picolé, percorrendo as principais ruas da cidade com disposição e persistência, apesar dos percalços sofridos com essa atividade. Ainda adolescente trabalhou como tratorista, pintor, soldador, ajudante de pedreiro para sustentar sua mãe e seus irmãos. Esteve presente no Movimento Sindical desde 1997, quando foi aprovado em Concurso Público da Prefeitura Municipal de Coelho Neto para o cargo de vigia, trabalhando nessa função até ser aprovado em outro Concurso Público da mesma cidade em 2001, para o cargo de Professor. Participou ativamente de todos os movimentos de luta de classe dos servidores municipais, como prova da sua postura aguerrida em prol dos direitos dos companheiros. E nesse mister foi sempre firme, responsável, irredutível em seu ideal de justiça.

É formado em Licenciatura Plena em Geografia, pela Universidade Estadual do Piauí, (UESPI); Pós-graduado em Proteção Ambiental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Participou da equipe de elaboração do Plano de Cargos, Carreira e Salário, para o Magistério Público Municipal em 2008. Foi apresentador do programa A VOZ DA CIDADE, tendo sido ameaçado de morte por denunciar com veemência as mazelas de Coelho Neto, cumprindo sempre com fidelidade, seu ideal em defesa dos direitos do povo desta terra.

Presidiu o SINTASP/MCN de 2009 a 2012, coordenando dois movimentos grevistas como presidente da referida instituição. Presidiu a Assembleia Geral de comemoração dos 23 anos do Sindicalismo dos Servidores Municipais em Coelho Neto e foi testemunha ocular da invasão do prédio do sindicato pelo prefeito municipal.

Em forma de reconhecimento, lealdade e capacidade de liderança para com os servidores municipais de Coelho Neto foi eleito presidente da Federação dos Trabalhadores do Serviço Público do Estado do Maranhão (FETRAM/MA) no período de 2012 a 2016, e reconduzido para o quadriênio 2016 a 2020.

Concorreu ao cargo de vereador nas eleições de 2012, tendo sido eleito com 891 votos. Essa vitória foi prova da sua luta pelos direitos do trabalhador, da sua competência como homem honrado, dinâmico, sério, que em nenhum momento temeu represálias e demonstrou ininterruptamente sua coragem e seu espírito democrático.

No biênio 2013/2014 assumiu o cargo Vice-Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e Vice-Presidente da Comissão de Obras, Educação, Saúde e Assistência no biênio 2015/2016.

No dia 1º de janeiro de 2017 foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Coelho Neto, cargo que tem assumido com responsabilidade, compromisso e grande dedicação, primando pelos princípios da ética, da moralidade, da transparência e da democracia.